Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Conflitos reciclados


Juro que tento coisas para ser menos poluidora possível. Mas convenhamos que nossa nação não está nem de muito, muito e muito longe preparada pra tais ações.

Eu tento separar o lixo, mas o máximo o que consigo, e eu já considero isso muito bom, é ajudar os catadores de lixo que passam todos os dias de coleta por aqui a ter menos trabalho e se sujar menos revirando minha lixeira.
Guardo todo o óleo das frituras para ser reciclado, ou entrego nos postos de coleta ou eu mesmo faço sabão e testo algumas outras coisas, tô com um projeto aqui em mente, guardadinho pra depois do aniversário das crianças.
Sempre que vou ao mercado procuro comprar o mínimo de coisas em embalagens de tetrapack, e sempre que possível escolho o vidro à latas, no caso de milho, ervilha, massa de tomate...
Economizo água possível, o mínimo de energia elétrica possível.
Mas mesmo com essas preocupações eu sou totalmente leiga no assunto e é aí que entra o verdadeiro motivo do post de hoje.

O lixo que produzimos nas festas.
Já falei aqui o quanto é por vezes caro ser mais ecologicamente corretos em tudo, desde alimentos, embalagens até festas. Por exemplo o que sai mais barato comprar uma embalagem com cem copos descartáveis ou cem copos de vidro para servir aos amigos na festinha, ou ainda como algumas casas de festa que já visitei usar copos de plástico não descartáveis, é claro que a primeira opção é bem mais barata, mas juro que vou tentar, só que eu só poderei fazer isso da próxima vez, por isso vou programar a festa com bem mais antecedência. Igual o carnaval assim que eu estiver limpando a bagunça desse aniversário eu já estarei matutando o que fazer e não fazer na próxima festa e com certeza copos descartáveis de plástico estão cortados da minha lista.
Outra coisa que fiz de muito errado pra essa festa foi o uso de EVA, quando vi  isso no Limo Bag fiquei arrasada, mas fazer o quê? Já tinha começado a fazer, comprado todo o material e não tinha jeito de planejar tudo outra vez. É sobre isso que estou falando aos poucos eu estou me doutrinando a poluir menos mas não sou tão severa comigo mesmo( mentira tô tentando não ser mas fiquei arrasada) e sei que aos poucos conseguirei ir além e eco raciocinar , ver com outros olhos, onde hoje tem um véu de ignorância ainda.

Fiz uma lista de pontos positivos e negativos desse ano.

Pontos positivos:
  • Substituí os balões de gás(borracha) por pompons de papel bem menos agressivo ao meio ambiente.
  • As lembrancinhas para as crianças serão entregues nas latas de leite em pó que serão também o enfeite da mesa.
  • Nesse mesmo enfeite eu reutilizei  filtros de café pra fazer as flores.
  • Todas as toalhas tanto das mesas dos convidados quanto da mesa do bolo são de tecido, nada de TNT ou plástico.
  • Será gerado uma quantidade bem menor de óleo que todos sabem o quanto polui(não sabe, então veja aqui) pois 90% da comida servida será assada ou ao natural.
  • Diminuí a quantidade de refrigerante e inseri bastante suco natural fresco.

Pontos negativos:
  • Uso de copos e pratos descartáveis, geração de lixo.
  • Uso de EVA para as lembrancinhas.
Por enquanto só consegui enxergar esses dois mas quando o véu da "ingnorânça"  sair dos meu solhos talvez veja mais.



Snif, snif, mas vamos em frente.




Bjinhosss biodegradáveis pra vocês.



E você o que faz pra ser mais ecologicamente correto? Me diga aí...

3 comentários:

  1. Bacana essa iniciativa de fazer uma festa eco friendly.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, queridona! Nossa, obrigada por citar o Limo Bag em letras enormes. rssssss
    Pois é, fico feliz por você ter se atentado para o uso do E.V.A, porque há pouco tempo - sério! - eu não sabia que o bichinho, tão usado por todas nós, é extremamente poluidor.
    Sobre o uso dos copos plásticos, acho que a sua primeira prioridade é de não dar nada tóxico aos seus filhos! Refrigerantes já vem em embalagens plásticas (eu prefeiro os sucos naturais ou refri na garrafinha de vidro) e serví-los em copos plásticos aumenta a toxicidade. Qual seria o substituto ideal para o uso INFANTIL? Para usar em casa, copos de plastico da MAM ou outra marca que comprovadamente não usa matéria-prima tóxica. Mas na festinha, ou vc usa copos de bambu (muito caros também) ou os de papel. Acho que essa á melhor forma: copos de vidros para os adultos e de papel para as crianças. Esses copinhos são descartados no lixo comum, mas são biodegradáveis, sem traumas!
    E sobre os balões de látex, não acredito que sejam poluidores. Pelo menos eu nunca li nada que comprovasse. Eles são feitos de borracha natural, totalmente biodegradáveis!!!! A única preocupação deve ser com o fitilho: use barbante fininho (como os twines), de puro algodão.
    É isso, rsssss, virou post esse comentário.

    ResponderExcluir
  3. Pris, Parabéns pelo blog, e por esse post em particular!
    Vc foi brilhante no título e no texto, adorei!
    Concordo com a Luana qto aos copos de papel, aliás meio em desuso ultimamente, e me parece uma bacana solução.
    A substituição de fritura por comidinha assada eh inteligente e saudável, os enfeites com latas e flores de filtro de papel - supimpa!!!
    Me parece que esta festinha já eh sucessooo! rsrs
    Deixo-te, apenas, uma humilde sugestão: se algumas pessoas se conhecem, ou são parentes, pq não combinar caronas? Vc, tb, vai contribuir com a redução de CO2, além de quem sabe, aproximar pessoas que se gostam e não se encontram sempre...rs
    Adorei te conhecer...Espero sua visita no meu blog brechó:
    chicabacanabrecho.blogspot.com

    Saudações Socioambientais

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar assim você me faz mais feliz.
Beijos