Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

Organizando uma festa infantil (post reeditado)


Oi gente, vou contar o motivo de estar tão sumida.
Estou completamente consumida pela organização da festa dos meus pimpolhos. Pois é, resolvi fazer tudo em casa, bem craft.
Pra vocês terem uma idéia, será na casa da minha mãe que é bem grande e fresquinho, um quintalzão bem legal. O bolo eu vou fazer, as coisinhas de comer todas eu vou fazer, as bebidas eu tô comprando pessoalmente, os enfeites é claro esses então sou eu mesmo que tô fazendo. Tô surtando, né? Mas vale a pena.
Pode deixar que aos poucos vou mostrando as coisinhas aqui pra vocês.

Gostaria de dar algumas dicas que andei pesquisando na net. Vamos lá, sobre os

Convites:
 Não há necessidade de distribuí-los com muita antecedência uns quinze dias são suficientes, se possível ligue lembrando as pessoas mais próximas.


Planejando a festa: 

Pense desde a chegada dos convidados e vá anotando tudo, o que servir, a ordem do que será servido, se for contratar um animador que hora ele deve começar, o que será distribuído aos convidados como lembrancinhas, há alérgicos na festa(isso só dá pra saber dos mais próximos), pense e repense cada detalhe. Converse com o animador antes da festa se não conhecer o trabalho dele anteiormente, veja que tipos de brincadeiras ele irá fazer já presenciei coisas bem desagradáveis em festas.
Se houver alguma pessoa em especial que odeia brincadeiras, aparecer em público e tal com discrição avise aos animadores para evitar constrangimentos.

Lista de convidados:

Faça a lista por famílias, fazendo algum tipo de marcação pra sinalizar se as crianças são meninas ou meninos ajudando assim na escolha posterior das quantidades de brindes, comidas, bebidas, etc. Por exemplo:

Minha tia Adriana
Seu marido Fábio
Suas filhas Isabelle*
E João**
Na hora de contar quantos brindes de menina já fica fácil,  meninas tem um asterisco e meninos dois.

Horário data e horário da festa:

É importante definir data e principalmente horário para que você decida coisas como quanto de bebida vai servir, pois se a festa for de dia mais bebida será consumida, etc.

Local da festa

Dependendo do porte da festa que irá fazer esse é um item primordial porque não adianta fazer um monte de planos e não conseguir a casa de festas pra data que você quer.

Tema da festa

Escolha o tema e eu acho que é importante pedir opinião aos pequenos dê duas alternativas(senão você ficará louca) e deixe que o aniversariante escolha entre elas, afinal é pra eles se sentirem felizes na festa. Lembre-se esse é o motivo da festa.

Alimentação

Como disse anteriormente  o horário da festa interfere bastante nos alimentos e bebidas que serão servidos. Se for de dia mais bebida será consumida, mantenha tudo refrigerado com antecedênci, não há coisa pior que bebida quente.
Fuja dos refrigerantes lembre-se são crianças, introduza sucos, ou refresoc s e não se esqueçam da água que nunca deve faltar, se for servir bebidas alcoólicas(eu nunca as sirvo no aniversário dos meus filhos) prefira um único tipo para evitar misturas.
Tente coisas diferentes sanduíches, pãezinhos recheados, e claro as guloseimas tradicionais, cachorro quente, pipoca, gelatina...
Leve em conta a idade dos convidados. Crianças e idosos consomem menos que adultos e jovens. Considere que 2 crianças valem para um adulto.
Mas segue abaixo uma estimativa da quantidade de doces, salgados, bolos, bebidas e use também sua experiencia:
Docinhos : 6 unidades por pessoa (VÁRIAS PESSOAS COMENTARAM QUE O MELHOR SERIA DE DEZ PRA MAIS POR PESSOA)
Salgadinhos: 12 unidades por pessoa
Refrigerante : 600 ml por pessoa
Cerveja: 600 ml por pessoa
Bolo : 100 g (1 fatia) por pessoa - lembre-se que os pimpolhos ou nao comem, ou devoram varias fatias!!!
Carne : 200 g por pessoa
Carne para churrasco : 400 g de carne, que voce pode dividir por picanha, linguiça, costela ou outro tipo de carne.
Arroz: 150 g de arroz cozido por pessoa
Massa : 200 g por pessoa

Brincando fora de casa
 Se você não quiser contratar ninguém para animar a festa e tiver coragem de faze-la ou algum candidato que goste vá à luta.
Brincadeiras
  • Morda a maçã - Coloque maçãs em uma tigela ou bacia com água. Peça para as crianças tentarem mordê-las sem usar as mãos. A primeira que conseguir vence o jogo.
  • Corrida do ovo - Faça uma corrida com cada criança segurando um ovo cozido em uma colher. Vencerá quem chegar sem derrubar o ovo.
  • Passando a laranja - Forme dois times. Coloque uma laranja embaixo do queixo de cada líder. O vencedor será o que conseguir passar primeiro a laranja para os outros sem usar as mãos.
  • Peça que as crianças tragam objetos pra você e o primeiro vence. Exemplos: Maior sapato, chupeta rosa, lenço umedecido, escova de dentes, batom vermelho, e vale até coisas inusitadas como uma dentadura por exemplo, só cuidado pra você não ter que pega-la. Argh!!!

Ainda estão na moda a Penteadeira, onde uma mesa cheia de coisinhas de cabelo e maquiagens são montadas para embelezar os convidados, os meninos colorem o cabelo, passam gel, fazem topete de pica pau enquanto as meninas se maquiam como princesinhas e fazem belos penteados.

E claro a foto maluca, só que aí você precisa de uma impressora boa pra entregar as fotos aos convidados no mesmo dia, computador e coisinhas pra foto, como plaquinhas com dizeres engraçados, perucas, etc...






Imprima, cole num palito e pronto e só fazer pose pra foto. Eu vou colocar um tecido bem bonito no varal pra o pessoal posar na frente , também molduras coloridas bem legal.

Quer mais inspirações, entre aqui:

Bem gente, então é isso post compriiiiiiiiiiiido mas acho que valeu, 
Bjinhossss

10 comentários:

  1. Oi Pris! fui lá ver a bicicleta! menina, é linda mesmo! vc tb gosta de bicicletas? adoro!!! obrigada por me mandar o link e obrigada pelas visitinhas ao Achados
    bjs
    Carmen

    ResponderExcluir
  2. Oi Pris!
    Roxo e verde é uma combinação linda, mas eu não colocaria mais nenhuma cor, só acrescentaria tons neutros como marrons, beges, cremes, brancos. Se você for lá no Achados de Decoração, veja em "Posts por Cor", que tem posts só de roxo e só de verde, mas combinados com outras cores. Vai te dar muita inspiração. bjs
    Carmen

    ResponderExcluir
  3. Oi Pris!
    Amei o seu blog, e gostei muito do post sobre flores de aluminio super chic e criativo.
    Félicitations!
    Já estou te seguindo.
    Dê uma passadinha no La Vie En Rose.
    www.lavieenrosemoda.blogspot.com
    xoxo
    Marseille

    ResponderExcluir
  4. OI, querida, estou de saída mas passei aqui para olhar esse post. Deixarei aqui a página aberta para ver o "resto" e fazer outros comentários.
    Sobre os docinhos, é melhor calcular 10 unidades por pessoa. Parece exagero, mas em festas infantis a coisa voa, e sempre tem que sobrar um pouquinho para os mais íntimos (ou os caras-de-pau) levarem para comer no dia seguinte.

    Eu não sou fã de churrasco, almoço e cia para crianças não. Acho tudo muito caro, pesado e inapropriado para festas infantis. Se a pessoa quer servir um almoço, por optar por um central de massas (daquele tipo com figideira e dois tipos de molhos mais os recheios à escolha), panquecas recheadas ou, no frio, um buffet de sopas. Tem que ser comida DE CRIANÇA, porque o motivo da festa é elas. Essa é a minha forma de pensar, rs.

    Obrigada por se inspirar no blog, por citá-lo aqui! Fico imensamente feliz, você não faz idéia. Parei um pouquinho com as postagens por esses dias porque a bagunça aqui em casa está demais, tive que priorizar um pouco o meu filhote. Blog não é prioridade, você bem sabe disso, né?

    Entonces, qual será o tema???? Eu estou com umas idéias novas sobre aniversários infantis, amadureci muitas coisas e já já posto, com certeza.

    Um beijo e sorte aí nessa loucuuuuuuura dos preparativos. Não gaste muito dinheiro PORQUE TODOS OS ANOS VOCÊ TERÁ QUE FAZER UM FESTINHA DUPLA, NUNCA SE ESQUEÇA DISSO.

    Deus os abençoe!

    Beijo-beijo!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Pri!!! Amei o post, vou guardar essas medidas!!! Sempre sobra horrores nas minhas festas!!!

    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu organizei várias festas pra minha Nathy!! E, sempre ficaram muito legais!!! Eu me estressava bem tbm, ams adorava!!
    Eu arrumava tudinho, os enfeites da festa...nossa, q saudades!!
    agora ela tá grande já!!

    bjukas!

    www.unhasetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas, obrigada por compartilhar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Pris pena eu não ter nenhum pimpolho para planejar uma festa bem legal.
    Que dicas preciosas, muito bacana vc compartilhar com gente essa sua aventura. Nos mostra cada detalhe da festa depois?
    bjs
    http://ursulinodecor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi linda!
    Os aventais da Tania são meu sonho também!!! Lindos demais!
    Que delícia de post!
    Vc é corajosa em se aventurar a fazer tudo sozinha...eu já tive meus dias assim, e agora que os meus filhos estão bem maiores, não dou conta de fazer tudo não rsss, além do que minha família é muito grande.
    Eu aumentaria a quantidade de docinhos por pessoa em pelo menos mais 2 para cada um. As crianças (pelo menos em todas as festinhas que eu fiz) são devoradoras de doces!!! E muitos adultos também rsss.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Gostei do seu blog, não conhecia, olhe vou te falar uma coisa,não fique chateada, essas letras em tamanhos diferentes fica muito ruim de er, atrapalha a dinâmica do blog, se fosse pouco ainda ia, mas vc usa esse recurso muitas vezes!

    No mais acho que a festinha será um sucesso!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar assim você me faz mais feliz.
Beijos