Páginas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Vamos fazer nossa parte...

O que vocês acham da frase: Que mundo queremos deixar para os nossos netos?
Pois é, eu sempre penso nela, sou bem atenta às coisas do nosso planeta azul, porém como
eu, acho que muitos pensam que não dá pra viver uma vida verde sem uma quantia digamos nada ecológica (porque haja papel pra imprimir as notinhas gastas com produtos eco corretos).
Tetos solares, papéis reciclados, madeira de demolição, água reaproveitada, tijolo eco, etc. Todos com um valor de investimento bem mais alto que os comuns, é certo que o custo a longo prazo compensa e  eu adoraria tê-los; mais fica um tanto inviável.
Porém, algumas coisas são básicas e não se gasta nada ou quase nada, então vamos fazer o que podemos, que será melhor do que não fazer nada...

- O mundo consome um milhão de sacos plásticos por minuto, o que significa quase 1,5 bilhões por dia e mais de 500 bilhões por ano.
- É o resíduo que mais polui as cidades e os campos. Prejudica a vida animal, entope a drenagem urbana e rios, contribuindo para inundações.
- A cada mês, mais de um bilhão de sacos plásticos são distribuídos pelos supermercados no Brasil. Isto significa 12 bilhões por ano ou 66 sacos para cada brasileiro por mês.
- Em um segundo é fabricado a sacola plástica convencional, onde utilizamos por aproximadamente uma hora e a natureza leva 500 anos para decompor.


O oceanógrafo americano Charles Moore participava de uma regata no Oceano Pacífico entre a costa da Califórnia e o Havaí, quando se deparou com um gigantesco depósito de lixo flutuante. Durante vários dias navegando, a única visão que ele tinha era essa colossal superfície formada em 90% de tudo quanto é derivado de plástico.

Estudos preliminares revelam que a “sopa plástica” já existe a mais de 15 anos e é causado pela combinação de dois fatores: a ação humana e a ação da natureza, ou seja, o lixo plástico descartado pelo homem em todo planeta e o agrupamento deste por influência das correntes marítimas.
Que tal parar de usar sacolas plásticas nas suas compras? Se for de carro utilize caixas de papelão do próprio supermercado, peça a caixa ou então as sacolas retornáveis em compras menores, sei que é difícil lembrar de leválas às compras, mas é questão de costume, insista.
Que tal enviar suas garrafas pets direto a um catador de lixo, ou a uma coperativa especializada em reciclagem.

Outra coisa muito importante é sobre a contaminação da água e do solo por óleo de cozinha. Quando jogamos o óleo na pia ou derramamos ele no solo do quintal ele prejudica o meio ambiente, quando no ralo ele chega a rios e mares e ao entrar em contato com os mananciais hídricos o óleo cria uma camada em cima da água que impede a penetração solar, causando a morte da fauna aquática, uma vez que a oxigenação da água não é processada. “Além disso também, quando é despejado, o óleo pode ir para o solo, impermeabilizando-o e podendo causar processos de enchente. Ele também pode eliminar gás metano em contato com o sol, o que propicia a chuva ácida.”
http://colunistas.ig.com.br/cip/files/2008/10/portoseguro.jpg
Ou então faça você mesma, eu fiz e deu certo...
Sabão caseiro é ótimo, limpa e desengordura muito bem a louça e não agrediu minha pele. 
Lá vai a receita: 
Para cada
2 litros de óleo usado e filtrado
500 g de soda cáustica ou hidróxido de sódio
800ml de água fervente
80ml de amaciante de roupas

Ferva a água e verta sobre a soda cáustica mexendo bastante até dissolvê-la, (o óleo tem que estar filtrado para retirar os restos de frituras, etc.) adicione à mistura de soda + água o óleo e o amaciante e mexa bastante para evitar que se separarem depois, mexa por no mínimo 20 min.
Se quiser adicione essência e corante.
Despeje ou em potes de margarina(ó o reaproveitamento aí de novo, hahaha), ou em um tabuleiro de plástico para então após 7 dias cortar os pedaços.

Gente é sério o sabão fica bom mesmo...
E também não se esqueçam de economizar a água no banho, na hora de escovar os dentes, lavar a louça...
Reaproveite a última água da máquina para lavar quintais por exemplo.
Acho que no final dá pra fazer bastante sem dinheiro e acabar até economizando.
Aproveitem as dicas e sejam mais responsáveis com o futuro de seu planeta.
http://api.ning.com/files/L0SJ184XsQ0*wbsDg7xV97NXHMvSyIUAjgSzSy7RcGBw54uXaAEsOYw2Z45FhGCG/EcoFriendlyTravel_Crop.jpg
 Fonte:
Fotos extraídos da Net sem identificação da autoria.
Para saber mais, é só entrar no site de procura e digitar “Sopa de plástico”.
 
Fonte: Cyro Watari / Fotos divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar assim você me faz mais feliz.
Beijos