Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Tomar injeção com menos dor?!!!


Às vezes não há palavras capazes de confortar um paciente que sofre de medo de injeções ou de tirar sangue.


Entretanto, pode existir uma maneira simples e barata de abrandar a picada da agulha. Na literatura médica, ela é conhecida como o "truque da tosse".
É simples: o paciente deve tossir moderadamente logo antes da injeção, e mais uma vez durante o processo.
Não está claro como a técnica funciona. Pode ser que o ato de tossir simplesmente distraia o paciente.
Ou, como apontou um relatório no jornal British Medical Journal (BMJ), pode haver alguma relação com um leve aumento na pressão sanguínea, induzido pela tosse, que reduz a percepção de dor.
Qualquer que seja o mecanismo, pesquisas descobriram evidências intrigantes.
Dois foram conduzidos em 2004, incluindo um estudo de três semanas durante o qual médicos mediram varáveis como intensidade da dor, retirada da mão e suor na palma enquanto os participantes tinham agulhas inseridas em suas mãos - uma vez enquanto tossiam, e outra sem a tosse. O resultado foi que, quando tossiam, a dor diminuía.
Em outro estudo, publicado neste mês no jornal Pediatrics, cientistas da Clínica Mayo tentaram o truque da tosse em 68 crianças, com idades entre 4 e 11 anos, que recebiam imunizações.
Eles descobriram que o truque suavizava a dor em crianças hispânicas e brancas, mas não em crianças negras - uma descoberta que eles não conseguiram explicar.
E como qualquer método, esse também tinha falhas óbvias: tossir com força demais, por exemplo, podia fazer com que os médicos perdessem sua marcação. Ou seja, só funciona se a tosse for moderada.



FONTE: site YAHOO
New York Times


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar assim você me faz mais feliz.
Beijos